Esculturas de papel

Essa é minha mais nova mania. Figuras feitas com papel.

As Figuras

Uso tudo que me cai nas mãos : guardanapos, envelopes, papelão, papéis de presente, etc. E depois vou enfeitando com coisas que coleciono: restos de bijouterias, rendas, fitas e outras coisinhas. Várias das figuras já foram vendidas, mas caso se interesse por alguma, faço sob encomenda. E, é claro, que nunca são idênticas, pois são feitas uma a uma. Mas, garanto que a sua ficará tão linda quanto a que você escolheu.Você pode também encomendar uma personalizada, me mande detalhes da "dona"da boneca, de que ela gosta, cores, flores, hobbies, uma foto e eu insiro as informações na hora de criar, assim quem receber vai se reconhecer na mesma. Mais detalhes, envie um mail para : papelzim.3@gmail.com.
E eu adoraria ler seu comentário sobre as figuras e o blog, assim deixe sua mensagem.

12 de março de 2013

TSURUS









Todos os dobradores de origami conhecem a história de Sadako, a menina que estava em Hiroshima quando a primeira bomba atômica foi lançada sobre a população humana. Sadako sobreviveu à explosão mas depois, quando atingiu os 12 anos, adoeceu devido aos efeitos da radiação. Há uma crença tradicional japonesa de que se uma pessoa doente dobrar um milhar de grous de papel, Tsurus, então fica melhor. Por isso, Sadako começou a dobrar grous de papel. Com o tempo, contudo, a sua saúde não melhorava e ela foi percebendo que não ia recuperar. Então, em vez de dobrar para ela mesma, começou a dobrar para as outras crianças que também estavam atacadas pelo mesmo mal. Cada grou que ela dobrou era como uma prece. Afirmam que ao dobrar cada um dos grous, ela dizia-lhe: " Vou escrever Paz nas tuas asas e vais voar à volta do mundo". E assim a sua prece era não só pela cura e pela felicidade, mas também pela Paz.


Sadako não viveu para dobrar todos os seus mil grous e os seus companheiros de escola completaram a tarefa. Uma das versões da história diz que os enterraram com ela. Mas a oração de Sadako pela vida teve a sua resposta porque a história de Sadako e dos seus colegas de escola chegou ao conhecimento de todo o Japão e foi criado um fundo para construir um instituto para o tratamento das vítimas das radiações. E o grou de papel transformou-se num símbolo de paz e reconciliação. No Japão e no ocidente muitas crianças e adultos decidem dobrar mil grous de papel como prece para a recuperação de alguém que está doente ou para enviar para o Parque da Paz em Hiroshima em memória do horror que ali aconteceu e como uma oração pela Paz. Mas ainda hoje muitos há que dobram mil grous à maneira antiga, como símbolo de uma longa vida e de felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário